Imagine a seguinte situação: você foi em uma loja ou comprou pela internet um determinado produto. Fez o pagamento e quando finalmente pegou sua compra ela estava com defeito ou não era aquilo que estavam prometendo entregar. Você entra em contato com o vendedor e pede: a devolução do dinheiro ou um novo produto.
Hoje em dia é difícil encontrar alguém que já não tenha passado por situação similar ou igual a essa.
No mundo das compras online o processo de estorno e chargeback é muito frequente. São dois processos que podem desgastar tanto o consumidor quanto o seu negócio. Por mais que muita gente ainda confunda essas duas palavras, o impacto que elas podem ter no seu negócio são bem diferentes.
Vem com a gente entender mais sobre o chargeback e o porque ele é tão temido por quem tem um negócio online.
Diferença entre Estorno X Chargeback
Estorno | Chargeback |
É aquele processo onde recebemos o valor pago por uma compra de volta. Seja por o produto não atender a descrição de venda, por desistência no prazo de “arrependimento” e por aí vai os motivos. os motivos podem ser variados e deve ser realizado pelo próprio estabelecimento que realizou a venda. | É quando o cliente pagador solicita o cancelamento de uma compra feita online, seja por cartão de crédito ou débito. O motivo do cancelamento pode variar, como: fraude, desacordo comercial ou problemas no processamento. |
Estamos acostumados no dia a dia a lidar com estornos, seja para validar o cartão de crédito ou débito ao assinar algum serviço recorrente, seja em uma cobrança duplicada, enfim, por diversas causas estamos ligados a esse termo tão frequente e tão comum para o comércio físico e digital.
O impacto do chargeback no seu negócio
O alto índice de chargebacks podem prejudicar seu negócio, principalmente no aspecto financeiro. Ter que devolver o valor de uma compra, nunca é algo satisfatório para quem está gerenciando um negócio.
Muitos dos processos ocorrem por fraudes de cartões e, quando isso acontece, além dos prejuízos com a devolução do dinheiro, ainda existe a perda da mercadoria, em muitos casos. Mas além desse processo e da perda dupla financeira a reputação da empresa acaba sendo prejudicada pelas operadoras de cartões.
Isto é, quando é ultrapasso o limite aceitável de 1% de chargeback, as bandeiras incluem as intermediadoras da cobrança e o estabelecimento em programas de monitoria, isso quer dizer que, o índice de recusas nas transações aumenta, diminuindo assim as vendas.
Como evitar chargebacks no seu negócio?
Algumas medidas podem evitar que você e seu negócio sofra as consequências de chargebacks. Por isso vamos te dar algumas dicas para você aplicar e manter a segurança e os chargebacks longe do seu negócio.
Contrate um serviço de antifraude:
Essa pode ser uma boa alternativa para diminuir os prejuízos causados por chargebacks.
Mesmo sendo um custo a mais para o seu negócio, esse é um investimento que vale a pena, se você pensar que terá uma análise e mais segurança nas transações recebidas.
Realize a disputa:
Você como dono do negócio, também pode se defender da disputa do chargeback, caso sinta que o cliente pode estar agindo de má-fé. Mas pra isso, você precisa ter os documentos e provas necessárias que a compra foi mesmo feita. Isso vai te ajudar a dar sustentação à sua defesa junto a operadora do cartão.
É importante que você fique atento a esse controle, pois além de você, as operadoras de cartão também ficam atentas para sempre garantir pagamentos seguros para ambas as partes.
Essas operadoras de cartão estão investindo cada vez mais em programas de chargeback. Dessa forma, o seu negócio precisa adotar algumas medidas de segurança e começar a controlar este índice.
Além das dicas que já citamos, você ainda pode diminuir os problemas e preocupações com relação ao chargeback com as soluções da Safe2Pay. Ideal para todos os negócios além de conter as melhores taxas do mercado, você paga somente pelas soluções que utiliza.
Além de deixar seu negócio com total transparência, você garante segurança para todas as transações do seu e-commerce.
Só vale ressaltar que, o nosso antifraude não garante que o chargeback não aconteça, mas sim, chega a reduzir em 30% a chance dele acontecer.
Entre em contato com nosso canal de atendimento! Com certeza temos a solução certa em pagamentos online para impulsionar o seu negócio ainda mais.
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