top of page
Foto do escritorRafael Felin

A Evolução dos Meios de Pagamento no Brasil


Já parou para pensar em como a forma de pagar por produtos e serviços evoluiu ao longo do tempo?


A forma como nos relacionamos com o dinheiro mudou muito rápido.

Da chegada dos portugueses no Brasil a era dos pagamentos digitais estamos dando um passo a mais com a chegada do DREX, o Real Digital.

Com o DREX cada vez mais perto, essa história vai ganhar mais um capítulo.vamos recapitular um pouco da história dos meios de pagamento no Brasil.



O escambo e as primeiras moedas


Troco 2kg de açucar por 3m de tecido...

No Brasil colonial, o escambo era a maneira mais comum de fazer negócios.

Não existia uma moeda oficial, então as pessoas trocavam mercadorias diretamente. Imagine que você quisesse comprar tecido, para comprar você usava sacos de açúcar ou outro bem de consumo!

Foi após a chegada dos portugueses que as primeiras moedas começaram a circular, marcando o início de uma economia estruturada e centralizada.



A era do papel


Réis, Cruzeiro, Cruzado...


A evolução do sistema monetário no Brasil passou por diversas mudanças. No século 19, o réis era a moeda oficial, com emissões do Banco do Brasil, Tesouro Nacional e bancos privados. No século 20, o cruzeiro substituiu o réis em 1942, seguido por diversas reformas monetárias, como o cruzeiro novo, o cruzado e o cruzado novo, em tentativas de conter a inflação. Finalmente, em 1994, o Plano Real estabilizou a economia, introduzindo o real (R$) como moeda vigente. Ainda no século XX, entre os anos 60 e 80 que os famosos "talões de cheque" foram implementados no comércio, e logo se popularizaram em todo o país.


Cartão de crédito


Antigamento, luxo de poucos. Hoje, o querido de todos.

O cartão de crédito chegou ao Brasil na década de 1950. Restrito a poucos consumidores e estabelecimentos, ele ganhou força e se popularizou nas décadas seguintes, especialmente com o surgimento de bandeiras nacionais. Hoje é um dos principais meios de pagamento entre os brasileiros.


O surgimento do boleto e TED


Em 1993, o boleto bancário foi criado no Brasil para facilitar pagamentos, principalmente em compras e transações entre empresas e consumidores, permitindo que quem não tinha cartão de crédito pudesse realizar pagamentos em bancos e lotéricas. Já em 2002, o TED (Transferência Eletrônica Disponível) foi lançado como uma alternativa mais ágil para transferências bancárias, permitindo que o dinheiro chegasse à conta destinatária no mesmo dia


A Revolução em meios de pagamentos


Faz um pix aí!

Com o lançamento do Pix em 2020, uma verdadeira revolução começou. O sistema permitiu transferências instantâneas, 24 horas por dia, e sem taxas para pessoas físicas, o que o tornou uma das formas de pagamento mais utilizadas no Brasil. Até o fim de 2022, 133 milhões de pessoas físicas já tinham feito ou recebido pelo menos um Pix.


O futuro está mais próximo


Prepara que vem mais uma revolução.

O Brasil está a poucos meses do lançamento do Drex, a moeda digital do Banco Central.

Esta moeda digital promete revolucionar ainda mais as transações financeiras, trazendo rapidez, segurança, e integrando o país no cenário global das moedas digitais.


A história dos meios de pagamento é um passeio pela história do Brasil.

Da troca de mercadorias ao DREX, a tecnologia está presente cada vez mais em nosso dia-a-dia, sendo importante saber como utilizá-las da melhor forma segura e que facilite a nossa vida.


A Safe2Pay é uma fintech de intermediação de pagamentos, e sabemos da importância dos meios de pagamentos na vida de todos, por isso acreditamos nesta Revolução. 😉



Nos acompanhe no LinkedIn e Instagram, e nos siga para não perder nenhum conteúdo!


Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page